PRÁTICAS
 

ECONOMIA

 

Os modelos económicos recomendados para uma cultura humana e ambiental mais permanente são baseados em princípios e valores de simplicidade, confiança e honestidade.

Já sabemos que o modelo económico actual conhecido por Capitalismo é pernicioso, explorador e consequentemente gerador de desequilíbrios sociais cada vez mais abruptos, com consequências ambientais e culturais catastróficas. A razão por qual falha é muito simples: O capital é o Valor exponenciado pela especulação. Tal sistema, a prazo, não pode nunca vingar mesmo para os mais abastados e a história juntamente aos acontecimentos presentes mostram-nos claramente isso. A actual economia implode sobre si mesma e não há nada que lhe valha, senão mesmo a sua própria destruição.

Num modelo para uma cultura permanente, o valor da economia está nos recursos (recicláveis) da Natureza e nas pessoas com seus produtos e serviços ambientalmente,  eticamente e moralmente sustentáveis. Ao invés do modelo capitalista, cujo valor está na própria medida de medição de valor conhecido por dinheiro, um modelo apropriado e justo dá valor ao produto e serviço em si.

Estes modelos funcionam bem em economias locais e promovem a auto-suficiência apelando cada pessoa a saber o que lhe basta e quando obtêm excedentes de algo deverá trocar por produtos e ou serviços que lhe sejam úteis e assim recircule a matéria de forma eficiente evitando o supérfluo e portanto não havendo lugar ao desperdício.

Alguns tópicos gerais:

Descentralização

Regional

Manter pequeno

Circulação de capitais, produtos e serviços em pequena escala e local

Não acumular

Ter somente o suficiente

Sistemas LETS / Trocal / Bancos de Tempo

Dinheiro alternativo

Valorização do produto/serviço em vez da moeda

Não há juros

Troca directa

Sustentação local

 

Em breve serão desenvolvidos mais a pormenor, entretanto para mais informações, consulte:

Trocal de Lisboa em http://tlx.mahost.org/tlx.phpl (consulte a secção de Links para progredir no tema)

Sistema internacional LETS em http://www.gmlets.u-net.com/

 

página actualizada a quinta-feira, 15 de Abril de 2010 09:36:14

© Nelson Avelar 2009

entrada :: E-mail